23 setembro 2005

Um pouco do meu curso

Ontem depois das quase 2 semanas de "Induction week", finalmente tivemos uma espécie de aula, com o líder do programa explicando tudo pros alunos de ITeC (Interactive Technology for e-Commerce, meu curso) e para o pessoal de Multimedia. Tinham umas 22 pessoas, um pouco mais de gente no curso de multimídia. O tutor disse que devem ter uns 15 matriculados, mas sempre tem 1 ou 2 que desistem logo que começa o curso e mais uns 3 ou 4 que perdem, largam no meio, começam a trabalhar mais que estudar, etc e que não terminam. ENtão, segundo as estatísticas, devem terminar umas 10 pessoas do ITeC.

O conteúdo e todo esquema é exatamente aquilo que tinha pensado. Um curso focado na formação de Project Leaders em tecnologia, que é mais ou menos as pessoas que intermediam o lado técnico e o lado "business", que é o que eu sempre fiz e gostei. Não é um curso tecnico, mas exige um conhecimento técnico genérico. Devem ter umas 2 matérias técnicas e quase ninguém vem da área tecnica, mas sim, de áreas como economia, finanças, pesquisa e ensino. As matérias técnicas são basicamente banco de dados/data warehouse/large database systems. Um negócio bem interessante.

Falando dos colegas de curso. Tem uns 5 do Reino Unido (Escócia e Inglaterra), uns 2 da comunidade européia e o resto de outros países (Eu, um cara da Nigéria e o indiano que mora aqui em casa). Tem um inglês de uns 50 e poucos anos que está no 7o mestrado. Tem um escoces de sotaque carregado, que vem das Ilhas no norte da Escócia. Em geral o pessoal deve ter de 27 anos pra cima.

O curso tem 2 trimestres de aulas, com 4 matérias em cada trimestre (cada trimestre tem 15 semanas). Tem 2 semanas de feriado no natal e ano novo e mais uma semana na páscoa - para os alunos de mestrado, o período de "férias" serve pra organizar as coisas da dissertação e fazer pesquisa e revisão de assuntos (sim, os professores dão revisão nas férias!). As aulas terminam no final de maio ou início de junho e depois é só pra escrever a tese. A minha deve demorar uns 6 meses mais ou menos. Na tese a gente tem alguns tutoriais e workshops em grupo, mas basicamente você tem orientação individual do seu tutor durante esse período.

Aqui levam muito a sério o ensino e o aprendizado. Tem uns 3 níveis de suporte ao estudante, fora o suporte psicologico, médico e suporte internacional (que é separado e funciona muito bem).Os escoceses adoram dizer que foram os inventores de quase tudo e que o sistema de ensino é um dos mais antigos e melhores do mundo e que a maioria dos países se baseou no sistema deles para formar seus sistemas educacionais. Tenho sentido muito a diferença, não sei se é porque é tudo novo, ou se estou motivado porque é algo que me interessa ou se é porque é um negócio bom mesmo. Mas enfim, vou aproveitar esse entusiasmo de uma forma positiva e espero que dure até o final do curso.

Edinburgh e a vizinhança cheia de estudantes também contribuem para a minha motivação.

Poliquetas, vou fazer minha assinatura assim!!!

Igor Dutra
MSc. IT for e-Commerce Student
Napier University
School of Computing
http://www.napier.ac.uk
Sponsored by Programa AlBan
http://www.programalban.org

5 comentários:

Anônimo disse...

Igão,

Não tenho mais nada que me prenda ao Brasil. Não mesmo... Gostaria de tentar fazer o que vc tá fazendo. Queria saber direitinho se posso conseguir. Meu Inglês não é bom, mas to estudando. E posso ver se continuo o curso aí, sei lá... Muita gente faz isso. Tenho vontade mesmo.

Vc sabe que me formo agora, no final do ano. Vai ter incrição por agora, é? Será que eu tenho alguma chance? Manda um e-mail pra mim respondendo, por favor. (auragomes@gmail.com)Se eu não conseguir isso, vou me mandar daqui de outro jeito. Talvez eu faça igual a Sol, da novela América...rss Vc quer ver sua amiga assim? Na clandestinidade? Ahh, então me dê umas dicas!!!

Caso eu tenha alguma chance, quero saber em que custos implica essa viagem... Quanto papai vai ter que gastar comigo... rsss

Te adoro muito e suas conversas deveras chatas fazem uma falta do caramba, porrinha!

Bjão

Anônimo disse...

igor,

Gostei do seu entusiasmo com o curso, com a cidade e com a vida.
Viu como sempre vale a pena " se formar" e ter o diploma?
Agora você precisa estimular outras pessoas, inclusive seu irmao Tiago pra que ele desista de ir pra Colombia e escolha um lugar mais interessante pra ir.
Tem tambem o primo Bruno, entre outros que tambem precisa " se formar" em direito e ganhar o mundo estudando biologia,que é a sua verdadeira vocação. Sua Tiaquinha vai gostar.

Marconi

Anônimo disse...

Igor,nadamelhor que fazer aquilo que gostamos né! Fica mais prazeroso, estamos aqui torcendo por seu sucesso, todos mandam lembranças, Pimpinha, Caio, Felipe e Marco Antonio. Um abração. Familia Ximenes Martins

Anônimo disse...

Gordo,

voce podia colocar o seu telefone de casa também na sua assinatura, além do endereço de casa e do endereço postal da universidade. Assim eu acho que você consegue uma assinatura de email maior do que a minha.
Ah sim, tenho a impressão de que uma passagem de londres pra cá é bem barata. Afinal, é uma passagem do mother country pra (ex)colônia. Veja ai, qualquer coisa você vem pra cá no Natal.

Anônimo disse...

Ig(n)or...ânsia...o-qP(éhr-Mitão
mí-TIM p/tim.tim...bras (cubas....!