26 setembro 2007

Dinheiro na web, parte 2

Esse é um assunto que resolvi escrever aqui pois 2 pessoas (mais o que comentou no blog hoje) estavam reclamando de falta de emprego e oportunidades de trabalho nos ultimos dias. Como disse hoje de manhã, vou escrever aqui algumas dicas de como arrumar alguma grana na web. Não estou escrevendo um guia, nem faça isso que você vai ficar rico, mas é um começo e de certa maneira até divertido.

1 - A primeira coisa que você precisa fazer é criar uma conta no paypal pois todo mundo só vai te pagar através do paypal, que é uma espécie de banco virtual. Então, comece clicando aqui para criar a sua conta de graça. 

2 - Quando começar a receber dinheiro no paypal você vai precisar transferi-lo para sua conta bancária e transformar sua renda virtual em dinheiro de verdade. O paypal não transfere dinheiro para contas no Brasil, mas encontrei um serviço na net que faz isso, chama-se Xoom.com e um amigo meu disse que usou e funcionou.

3 - Um jeito bem simples de começar com os seus negócios online é criar um blog. Uso o blogger que é do google e muito simples de usar e posso escrever do celular ou mandar um email que ele publica automático. Tem soluções brasileiras também como o uol blog. Você pode escrever sobre qualquer coisa, copiar essas correntes que você recebe todo dia, falar mal de alguém, mas o negócio é sempre ter conteúdo novo por lá. 

4 - O blog em sí não gera dinheiro diretamente (apesar de existirem excessões). Você provavelmente vai ganhar alguma coisa com anúncios ou referencias. Um jeito simples é usar o google adsense que gera esses anúncios que vocês vêem do lado direito do meu blog. Os anúncios são mais ou menos customizados de acordo com idioma, pais, e ate mesmo conteúdo do seu site e, mais uma vez é grátis pra se cadastrar. O valor que você recebe vai depender muito do numero de acessos no seu blog. Em geral, quanto mais acessos mais eles te pagam (tem outros critérios também...).

5 - Programas de referência/comissão (affiliate programmes) funcionam mais ou menos assim: se alguem clica no link que você colocou e compra alguma coisa no site você ganha comissão pela venda. Eu tenho links de venda de host, vejam um bannerzinho ai do lado direito do site5. Toda vez que alguém compra um host eu ganho 20 dolares de comissão. Outro que descobri esses dias é um host de graça que cada pessoa que você indica e se cadastra você ganha 5 dolares, chama-se 000webhosting. Todos esses vocês podem se cadastrar e colocar os links, mas sugiro que vocês procurem programas que tenham a ver com o que vocês escrevem no blog e o público que vai acessar. Esses foram só os meus exemplos.

6 - Por último, vi outro dia uma especie de comunidade virtual, tipo um myspace que já paga diretamente pelos anuncios em suas páginas. Você ganha pelo numero de páginas visitadas e pelas pessoas que você convida (ganha comissão pelas visitas das outras pessoas também num esquema pirâmide). Chama-se Yuwie.com. É meio feio e pouco elegante, mas vocês podem ver lá os vídeos e as páginas das outras pessoas.

Bem, essas ai são minhas dicas iniciais, mas, se você mais tempo pra pesquisar, existem muitas outras maneiras de ter alguma renda online. Outro dia vi um negócio que pagava você pelo tempo que você ficava online navegando. Não faço idéia como é o modelo de negócio dessas empresas e nem como elas fazem dinheiro, mas a net é cheia dessas coisas :)

Boa sorte pra todo mundo e espero que tenha ajudado em alguma coisa, pelo menos com alguma inspiração! Se algum link não funcionar é so reclamar por aqui!

Um comentário:

Marcelo Dutra disse...

Oi Igor
Quanto dá prá embolsar por mês com esses anúncios? Qual a média do seu faturamento? e como fica a parte de impostos?
Se é prá ganhar alguma coisa eu tenho interesse
Abraços...Marcelo