02 novembro 2005

Comida

Hoje falarei de comida. Sasso me deu essa idéia outro dia e mais um monte de gente me pergunta o que como aqui, se é caro e se é bom. Pois bem...

Vou começar falando da feijoada da semana passada. Comprei um pacote de feijao preto chines, igualzinho ao feijão preto que a gente tem no Brasil. Coloquei o danado de molho e comprei bacon salgadoe linguiça polonesa. Temperei tudo muito bem. Ficou bonito mesmo na panela.
Depois de cozinhar durante 2 horas, decobri que dentro do feijao preto era verde e não branco como de costume. Pior, o feijão tinha um gosto de fava, feijão verde, andú (é assim que escreve?). Resultado, comi 2 pratos e fiquei bem enjoado (gosto ruim danado) e dois dias passaram e eu não conseguia mais nem provar o feijão. Tive que jogar fora aquela porcaria (que me custou 4 pounds de ingredientes e mais um monte de eletricidade pois ofogão aqui é eleétrico). A boa notícia é que quando arrumar um feijão de verdade, ja sei que o bacon e a linguiça polonesa são bons.

Nesse final de semana estou indo pra Bruxelas e vou comprar uns guaranás e feijão de verdade na loja brasileira.

Por falar em feijão, fiz uma nova variação da minha famosa carne moida com batatas. Uma receita meio mexicana. Após refogar a carne moida com alho e cebola, coloquei uma lata de feijão harricots (não é aquele feijão doce, mas um feijão vermelho e grande) e mais uma lata de
tomates inteiros sem pele. Não é que o negócio ficou bom! E melhor, muito barato, pois uma lata de feijão custa 15 pence e uma lata de tomate 17 pence.

Outra coisa que o Athila e a Mari tinham me falado em Londres é que toda comida que seja meio porcaria e não essencial é bem barato aqui. Dou alguns exemplos.. Um pacote com 16 barras de chocolate com caramelo (tipo twix) custa 88 pence. Cookies custam 29 pence um pacote grande. Já 3 bananas custam uns 80 pence e alho custa mais que um
pacote de chocolate.

Felizmente descobri o melhor supermercado do mundo. Chama-se Lidl:

http://www.lidl.co.uk

O site é tosco e o supremercado é bem basico e barateiro. Só tem marcas desconhecidas e quase tudo vem da Alemanha e da Polônia. Eu, como bom brasileiro estudante que sou, adoro ir pra lá. O problema é que nunca tem nada novo, sempre são as mesmas coisas. Mas custa uns 50% menos que os outros. Ah, tem que pagar pelas sacolas. Para a festa de halloween compramos cervejinhas de 2% de alcool mais baratas do que água nesse mercado.

Bem, no mais, faço sempre minha carne moida com batata, molho bolonhesa com tomates de lata e carne moida, baked beans com pure de caixa (muito barato tbem), peixe com molho de mostarda, bisteca de porco com cebolas e o que mais minha imaginação culinária inventar. Também compro pizzas basicas e dou uma turbinada extra com tomates secos, queijo, etc. Não uso óleo aqui, azeite é barato então sempre cozinho com azeite mesmo.

Tenho sentido falta de caldo knorr, feijão, dobradinha, maniçoba, sarapatel, jaca dura, figado acebolado bem fininho e bem passado, carne de sol e churrasco. Bife com arroz e feijão e farofa também faz certa falta e banana da terra também.

O café também é uma merda, mas não exatamente por causa do pó ou do grão, mas o pessoal toma um café expresso diluido em 500ml de agua. Parece chá. O espresso normalmente não é muito quente e custa a mesma coisa do café grande. Eu tomo essa porcaria quase todos os dias la na faculdade.

Como vocês podem ver, até que me alimento bem por aqui, mas tô emagrecendo porque ando 1 hora por dia pra ir e voltar da faculdade.

12 comentários:

Anônimo disse...

Igor,

A vantagem de tudo isso é que você aprende a ser criativo, preparando coisas boas, mas nem sempre como é o caso da feijoada, e baratas de acordo com o seu bolso.
De repente com o trabalho da ONU você ganha algum dinheiro extra e compra alguma coisa chique.

Marconi

Anônimo disse...

Igor,

To querendo falar contigo, me liga no Skype, ta ?!

beijo !

Lulu

Anônimo disse...

Cadê as verduras, saladas e frutas?

Anônimo disse...

Azeite barato? Vou pedir algumas centenas de litros para você. Já o café, eu levaria uma expresso para deixar em casa e mostrar aos caras como é café de verdade.

Soube do teu blog pelo baiano Alváro (outra baiana mas perdida na Paraíba), eí o que Maniçoba mesmo?

E não encontra tomate "in natura"?

Anônimo disse...

ARG! É dureza comer aí, hein? Essa suas receitas são um fiasco. Fico aqui imaginando as gororobas q vc faz pra comer. Não tem outra alternativa melhor, não? Entre no site www.globo.com/maisvoce e pegue uma receitas com a Ana Maria!

Abs,
Plinio

Anônimo disse...

acho que vc esta sentido falta de outra carne ai também...
abraços
Saulo

Anônimo disse...

ximenes,

quanto custa um miojo nesse supermarket?

Abs

Anônimo disse...

E aí, amigo de virilha. Que gororoba desgraça é essa que você inventou? Perdi a vontade de comer feijão - mesmo do verdadeiro - por dois dias. Ah, nenhuma daquelas "suas" profecias sobre nossos colegas foram concretizadas. E, pelamordedeus, vê se me arranja uma cervejas mais decentes...2% de álcool? Prefiro lamber o resto de um pote de Chambinho...

Abração

Anônimo disse...

Oi, Igor! Meu aniversário foi UM SUCESSO!!!! Amei... Mais ou menos umas 25 pessoas foram me prestigiar... Foi liindo! Curti muito! Grande bj! Ah! Vê se traz umas comidinhas daí pra mim, qdo voltar... Fiquei com água na boca só de imaginar esse feijão vermelho... rsss

Anônimo disse...

Gordo,

vê se arruma 'pinto beans' e/ou 'berlotti beans'. Esses são feijões de verdade! Se aqui na roça a gente encontra feijão de verdade que dirá ai, no berço da civilização, não é?

Uma outra coisa bem barata aqui é pão de alho. É mais barato que comprar pão normal...

Anônimo disse...

Cunhado,

preste atencao: se vc for comprar feijao de lata, ja cozido, vc tem que comprar o feijao MEXICANO. Eh muito bom e tem o mesmo gosto do nosso feijao cozido de todo dia, ai vc mistura ele com o bacon e a linguica e a feijoada ta pronta!!

Se vc for comprar o feijao cru, vc provavelmente soh vai encontrar em loja de produto natural, ai vc tem que comprar aqueles que leo falou:
PINTO beans ou BORLOTTI beans. Deixa de molho antes de cozinhar que gasta menos energia!! :D

Beijos culinarios!!!
Manu.

Anônimo disse...

Manu e Leo sabem das coisas. Feijao Mexicano (ate em lata mesmo) eh o canal. (Sera que tem um supermercado "latino" ai?)