14 abril 2006

Páscoa


Pois é, hoje é sexta feira santa, também conhecida aqui como good friday. Resolvi escrever sobre bacalhau - vejam a foto dele (do Cod pelo menos) ai em cima. Vejam que interessante tio marcelo me mandou:

---

Querido Igor
Um pouco de cultura inútil sobre o bacalhau, para não haver dúvidas:
Bacalhau não é nome de nenhum peixe, e sim o preparado final, ou seja, o peixe preparado, salgado e sem cabeça. Portanto jamais alguem verá bacalhau com cabeça. São cinco os tipos de peixe que dão origem ao bacalhau:O primeiro é o Cod Gadus Morhua, o Bacalhau do Atlântico Norte, o legítimo bacalhau; a seguir o Saithe, o Ling e o Zarbo, que também são peixes salgados e secos. O quinto peixe é o Cod Gadus Macrocephalus , o Bacalhau do Pacífico ou do Alaska.
Depois dessa, tenha uma boa semana santa com muito bacalhau
Abraços...tio Marcelo

---

Aqui a gente so compra bacalhau chamando de "Cod", então acho que é esse o que como. O cara da peixaria me disse que antigamente eles vendiam um peixe salgado, enrolado e defumado, esqueci o nome dele agora - depois me disse que esses peixes não tem saida e se ele fosse vender isso ia ficar no prejuizo. Ainda bem que o cara da loja de produtos espanhois não pensa do mesmo jeito, trouxe ontem de Glasgow e comprei metade do estoque dele (3 pedacinhos por R$ 25).

Daniela ainda me mandou uma receita de bacalhau, que publico na integra ai embaixo:

-------
Bacalhau não é cozido
Não se faz de última hora. Começe a preparar no dia anterior:
Deixe de molho na água, trocando te 3 em 3 horas. No dia do preparo do prato, limpe o bicho, tirando as peles, espinhas, etc. Tempere com coentro, cominho (coma um pedacinho para ver como está o sal, se preciso coloque um pouquinho).
Deixe no tempero por uma hora
Cozinhe batatas previamente, ovo, separe azeitonas, tomate cortados em rodelas, cebolas e pimentão.
Monte tudo isto com as batatas começando por baixo e vá distribuindo camadas:
- bacalhau temperado
- cebola, tomate, pimentão, azeitonas
-batatas
- por último coloque ovos cozidos e cortados em rodelas, regue com azeite virgem e leve ao forno por uns 40 min.
Não esqueça de untar a assadeira ou travessa antes com azeite, pois pode colar tudo, se vc não fizer isto.

2 comentários:

Leo Dutra disse...

Gordo, quer dizer que o tubalhau preparado em Fernand de Noronha é um bacalhau também?

Aqui, por um kilo de bacalhau seco eles deveriam cobrar uns 100 dólares se existisse. A gente comeu barramundi Lates calcarifer ontem. Se quiser mais informações visite http://filaman.ifm-geomar.de/Summary/SpeciesSummary.php?id=346

O peixe ficou bom pra caralho, fiz um ensopado. Ai vai a receita:

2 filés (aqui a gente nnao encontra posta) de Lates sp.
1 tomate cortado em rodelas
1 cebola cortada em rodelas
alho
sal
coentro (se nao tiver use salsa)
1/2 pimentao em rodelas
1/2 limão
Azeite doce
Extrato de tomate

Machuque o alho como sal em um gral com um pistilo até que fique uma pasta. Esprema o suco de limão no peixe e depois passe a pasta de sal+alho. A seguir coloque as rodelas do tomate e da cebola entre e por cima do peixe e coloque o azeite doce (sem miguelar). Pode usar a panela que você vai cozinhar como recipiente. Descanse por pelo menos 2 horas com a panela fechada.

Depois do descanso coloque a panela tampada em fogo médio-baixo e deixe que os deliciosos sucos aromáticos da mistura cozinhem o peixe. Sugiro que você coloque 1/2 xícara de água na mistura porque as vezes o peixe pode grudar no fundo. Quando tiver bastante líquido na panela você coloca umas 2 ou 3 colheres de extrato de tomate pra dar uma cor. Sirva com farofa e arroz branco.

Marcelo Dutra disse...

Já que mandei a dica, respondo aqui pelo Gordo: o tubalhau não é bacalhau porque não tem como origem um dos 5 peixes citados: o Cod Gadus Morhua, o Saithe, o Ling, o Zarbo ou o Cod Gadus Macrocephalus.
Abraços...tio Marcelo