07 junho 2007

Baianês

Eu nunca tenho muita paciência pra ler esses emails com piadinhas que me mandam, mas esse, apesar de engraçado explica exatamente o baianês.

O Alexander que me mandou e era enorme, so copiei essa parte:

----

Em salvador é falado o Baianês, que conta com seu próprio alfabeto: A Bê Ce Dê Fê Guê H Ji Lê Mê Nê O Pê Quê Rê Si T U V X Zê.

Ao contrário do que muitos pensam , o baianês não é falado lentamente, mas sim cantado. Não existe o gerúndio : o 'd' no 'ndo' é excluído, o que resulta em falano, correno, ao invés de falando, correndo. A letra G (fala-se guê) também não é usada na maioria das frases quando tem som de j (ji), dando lugar ao R (Rê). Como por exemplo, 'a gente' (fala-se arrente). Mas em alguns casos , também a letra S pode incorporar o som de R (Rê) , de forma que a frase 'as camisas' tome a pronuncia de 'Ar camisa' e 'As mulheres' se convertem em 'Ar mulé'. A propósito, o pronome nós não existe em baianês. Usa-se em seu lugar o 'agente', nesse caso , escreve-se junto, e o único pronome a ter conjugação no plural: 'arrente vamos'. Fora 'arrente e eu', todos os outros pronomes levam a mesma conjugação: tu vai, ele vai, vocês vai, eles vai. Não existe plural , salvo algumas exceções, nas quais o 's' final nunca é pronunciado, a exemplo de 'arrente vamo'.

Em baianês, uma frase nunca é concluída. Existem alguns verbos novos, como 'bora' ou apenas 'bó', que significa 'vamos'.

O uso das palavras 'pai' e 'mãe' dificilmente fazem referência ao pai e a mãe realmente. Na maioria das vezes é usado para se comunicar com a namorada, mulher, amigos, guardadores de carro, catadores de lata e adjacentes. Algumas frases cotidianas:

'Cole, meu brodi'! – Olá, amigo

'E aí pai'? - Olá, amigo

'Fala nigrinha!' - Olá, amigo

''Diga aê seu xibungo' - Olá, amigo

'Faaaala minha puta'! - Olá, amigo

'Cole miserê'! - Olá, amigo

'Diga aê disgraça'! - Olá, amigo

'Digái Negão'!- Olá, amigo (independente da cor do amigo)

'Ô véi' – O amigo!

'Cole de mermo?' – Como vai você?

'Aonde'! – Não mesmo!

'Vô quexá aquela pirigueti'! – Vou paquerar aquela garota!

'Vô cume água'! – Vou beber (álcool)

'Cole de mermo a sua'! – Qual o seu problema?

'Ta me tirando de otário é '? – Está me fazendo de otário ?

'Shhh... Ai, mainha'' – Até hoje não se sabe a tradução. Sabe-se apenas que nas músicas de pagode, o vocalista está excitado com sua respectiva amante.

'oxi'! – Todo baiano usa essa expressão para tudo, mas um forasteiro nunca acerta quando usa.

'Lá ele'! – Eu não, sai fora, ou qualquer outra situação da qual a pessoa queira se livrar.

3 comentários:

Leo Dutra disse...

Fudianus, pode ficar tranquilo que o nosso blog já foi devidamente atualizado. Faltam 5 dias pro seu casamento. E ai, já começaram a proveidenciar nossos(as) sobrinhos(as)?

Leo Dutra disse...

Ah, piloto poderia organizar a sua despedida de solteiro.

Leo Dutra disse...

Caralho gordo, como é que você não cooca no seu blog que seu casamento é hoje?!?!?!