31 julho 2006

Joomla Day UK - Eu estive lá

Escrevi essa matéria pro www.joomla.com.br. Vejam ai.

-----

Fui o único brasileiro a ir para o Joomla! Day UK que aconteceu domingo dia 30/7/2006 em Leeds, na Inglaterra. Ainda por cima ainda fiz uma apresentação rápida sobre o novo site da Porsche Brasil (http://www.porsche.com.br) que deve ser lançado em setembro ou outubro deste ano. Vou narrar minha experiência.

O Joomla! Day UK (http://www.joomlatraining.org.uk/joomla-day) foi idéia do Brian Teeman, um dos fundadores do Joomla! e até pouco tempo atrás relações públicas do projeto. O Brian é um cara super entrosado na comunidade e um dia resolveu marcar uma data para um encontro de usuários Joomla! do Reino Unido. Ele esperava ter umas 30 pessoas, mas, na ultima semana umas 100 se cadastraram e tiveram até que arrumar uma nova sala para o evento.

Platéia
Platéia

Veio gente de todo Reino Unido e também de outros países. Que eu me lembra agora tinha de Portugal (o Pedro, programador do primeiro site da Porsche), Holanda, Bélgica, Canadá e Alemanha. No sábado quem chegou com antecedência foi para o pub tomar umas e se encontrar. Tinham umas 25 pessoas e o Johan Janssens era cercado por todo mundo pra ficar falando do projeto Joomla! e do 1.5 (que nunca sai). Conversei bastante e tomei a cerveja local de Leeds.

A programação do evento era a seguinte:

  • Brian Teeman - LAFonline.org - Case study of using Joomla in a non-profit organisation
  • Barrie North - How to make a template
  • Chris Adams - Hosting Joomla.org - What its like hosting one of the busiest servers in the world
  • Phil Taylor - Custom development - Just jump in
  • Igor Dutra - Porsche Brazil - driving Joomla! to the limits
  • Johan Janssens - Joomla 1.5 - Sneak preview of whats coming from the Lead Developer

O Brian deu as boas vindas ao pessoal e começou a palestra dele que foi uma geral do que é importante pensar quando se cria um site em termos de estrutura e conteúdo e também falou um pouco do projeto Joomla!

Brian Teeman
Brian Teeman


Eu achava que a palestra do Barrie sobre como fazer um template seria bem básica, mas me surpreendi. Foi bem interessante e didática com alguns toques bem profissionais. Ele também sabia como manter o pessoal interessado ealém disso a platéia tinha muitos designers que faziam perguntas e comentários a toda hora.

O Chris Adams mora aqui perto na Escócia també, em Dundee. Falou sobre a Rochen que é a empresa que faz o hosting do Joomla!, sobre os servidores e equipamentos e sobre o tráfego e performance dos servidores e o que eles querem fazer pela frente. Descobri que o site principal do Joomla! quase não requer acesso em disco pois é todo cacheado em RAM e que consome 1Tb de banda.

O polêmico Phil Taylor é uma figura simpática e social. Foi com a esposa e com um programador que também trabalha com ele. Me disse que há 3 anos só desenvolve mambo/Joomla! exclusivamente e que está bem feliz com isso. A palestra dele foi um meio tutorial rápido sobre como fazer componentes e comparando como é feito no 1.0 e no 1.5. O Johan ficava gritando lá de trás quando as coisas mudavam pois o 1.5 está em constante mutação e ninguém tem certeza nunca como está e com vão ficar as especificações finais.

Minha apresentação estava a ponto de bala, instalei o xampp e o site da Porsche todo no laptop por via das dúvidas caso não tivesse acesso por lá - e não tinha. Eu tinha 20 minutos e precisei correr com a apresentação. Mostrei a parte visual, como a gente fez pra adequar as recomendações da Porsche mundial com o Joomla!, depois os componentes que mudamos de forma criativa e aquilo que nós criamos, como o componente de acessórios, o carros usados, simplenews e finalmente o editor, que as pessoas ficaram boquiabertas. No final me encheram de perguntas bem interessantes na maioria. Acabei demorando mais uns 10 ou 15 minutos em relação ao previsto, mesmo sendo rápido.

Johan Janssens
Johan Janssens
O Johan terminou o dia falando sobre o 1.5, mostrando UM MONTE de novas funcionalidades, mas deixando claro pra gente algumas coisas:
  • O 1.5 é uma versão de transição, preparando o terreno pra versão 2 e mantendo uma certa compatibilidade com a versão atual (mas não total);
  • O 1.5 foi 80% re-escrito, é um sistema praticamente novo;
  • Não existe ainda uma data certa de lançamento.

A parte estrutural mudou toda. Agora uma parte é o framework propriamente dito e o CMS é uma aplicação. Outras aplicações poderão ser desenvolvidas usando o framework também. As especificações mudam a todo instante devido a discussões na comunidade e isso atrasa o lançamento sempre.

No final o Brian pegou um bolo para comemorar o quase 1o. aniversário do Joomla! e todo mundo cantou parabéns.

Foi uma experiência muito interessante e diferente. Já estou querendo ir nos outros encontros na Europa!

5 comentários:

Leo Dutra disse...

gordo, o que é joomla? Eles proibem que mulheres participem desses encontros?

Anônimo disse...

Por que nao tem foto sua apresentando ?

Anônimo disse...

leo, Joomla é uma seita secreta composta por seres assexuados que está virando moda entre os nerds na Europa.
O gordo,para variar, desbravou esta tendência e foi o primeiro brasileiro a aderir, participando desta reunião subversiva e expondo sua experiência celibatária no Joomlagay da Inglaterra. Abs!

Leo Dutra disse...

Piloto, valeu pelas explicacoes. Agora eh torcer para que meu pai nao leia isso... Ja pensou a decepcao?

Anônimo disse...

Olá Igor,
Sou amigo do Remio seu primo e algum tempo tenho interesse em conversar com você.
Tenho uma empresa na área de tecnologia da informação principalmente voltada para área de de desenvolvimento de sistemas e websites.
Utilizamos o Joomla como base para o desenvolvimento de nossos sites e gostaria de bater um papo maior com você.
Me adiciona no MSN pode ser? ricardo@noix.com.br

ultimo site feito em joomla:
http://www.casablanca.tur.br