-----
Fui o único brasileiro a ir para o Joomla! Day UK que aconteceu domingo dia 30/7/2006 em Leeds, na Inglaterra. Ainda por cima ainda fiz uma apresentação rápida sobre o novo site da Porsche Brasil (http://www.porsche.com.br) que deve ser lançado em setembro ou outubro deste ano. Vou narrar minha experiência.
O Joomla! Day UK (http://www.joomlatraining.org.uk/joomla-day) foi idéia do Brian Teeman, um dos fundadores do Joomla! e até pouco tempo atrás relações públicas do projeto. O Brian é um cara super entrosado na comunidade e um dia resolveu marcar uma data para um encontro de usuários Joomla! do Reino Unido. Ele esperava ter umas 30 pessoas, mas, na ultima semana umas 100 se cadastraram e tiveram até que arrumar uma nova sala para o evento.
Veio gente de todo Reino Unido e também de outros países. Que eu me lembra agora tinha de Portugal (o Pedro, programador do primeiro site da Porsche), Holanda, Bélgica, Canadá e Alemanha. No sábado quem chegou com antecedência foi para o pub tomar umas e se encontrar. Tinham umas 25 pessoas e o Johan Janssens era cercado por todo mundo pra ficar falando do projeto Joomla! e do 1.5 (que nunca sai). Conversei bastante e tomei a cerveja local de Leeds.
A programação do evento era a seguinte:
- Brian Teeman - LAFonline.org - Case study of using Joomla in a non-profit organisation
- Barrie North - How to make a template
- Chris Adams - Hosting Joomla.org - What its like hosting one of the busiest servers in the world
- Phil Taylor - Custom development - Just jump in
- Igor Dutra - Porsche Brazil - driving Joomla! to the limits
- Johan Janssens - Joomla 1.5 - Sneak preview of whats coming from the Lead Developer
O Brian deu as boas vindas ao pessoal e começou a palestra dele que foi uma geral do que é importante pensar quando se cria um site em termos de estrutura e conteúdo e também falou um pouco do projeto Joomla!
Eu achava que a palestra do Barrie sobre como fazer um template seria bem básica, mas me surpreendi. Foi bem interessante e didática com alguns toques bem profissionais. Ele também sabia como manter o pessoal interessado ealém disso a platéia tinha muitos designers que faziam perguntas e comentários a toda hora.
O Chris Adams mora aqui perto na Escócia també, em Dundee. Falou sobre a Rochen que é a empresa que faz o hosting do Joomla!, sobre os servidores e equipamentos e sobre o tráfego e performance dos servidores e o que eles querem fazer pela frente. Descobri que o site principal do Joomla! quase não requer acesso em disco pois é todo cacheado em RAM e que consome 1Tb de banda.
O polêmico Phil Taylor é uma figura simpática e social. Foi com a esposa e com um programador que também trabalha com ele. Me disse que há 3 anos só desenvolve mambo/Joomla! exclusivamente e que está bem feliz com isso. A palestra dele foi um meio tutorial rápido sobre como fazer componentes e comparando como é feito no 1.0 e no 1.5. O Johan ficava gritando lá de trás quando as coisas mudavam pois o 1.5 está em constante mutação e ninguém tem certeza nunca como está e com vão ficar as especificações finais.
Minha apresentação estava a ponto de bala, instalei o xampp e o site da Porsche todo no laptop por via das dúvidas caso não tivesse acesso por lá - e não tinha. Eu tinha 20 minutos e precisei correr com a apresentação. Mostrei a parte visual, como a gente fez pra adequar as recomendações da Porsche mundial com o Joomla!, depois os componentes que mudamos de forma criativa e aquilo que nós criamos, como o componente de acessórios, o carros usados, simplenews e finalmente o editor, que as pessoas ficaram boquiabertas. No final me encheram de perguntas bem interessantes na maioria. Acabei demorando mais uns 10 ou 15 minutos em relação ao previsto, mesmo sendo rápido.
- O 1.5 é uma versão de transição, preparando o terreno pra versão 2 e mantendo uma certa compatibilidade com a versão atual (mas não total);
- O 1.5 foi 80% re-escrito, é um sistema praticamente novo;
- Não existe ainda uma data certa de lançamento.
A parte estrutural mudou toda. Agora uma parte é o framework propriamente dito e o CMS é uma aplicação. Outras aplicações poderão ser desenvolvidas usando o framework também. As especificações mudam a todo instante devido a discussões na comunidade e isso atrasa o lançamento sempre.
No final o Brian pegou um bolo para comemorar o quase 1o. aniversário do Joomla! e todo mundo cantou parabéns.
Foi uma experiência muito interessante e diferente. Já estou querendo ir nos outros encontros na Europa!