07 maio 2006

Dicionário de Comida (Original no Cozinho)

Coloquei essas informações no Cozinho, mas achei interessante publicar aqui também.

------

Resolvi escrever sobre como achar e procurar algumas coisas que encontramos no Brasil. Provavelmente todo mundo deve ter coisas a acrescentar e isso deve mudar de país para país, mas, vamos lá:

Coentro (Coriander)
Por aqui é relativamente fácil de encontrar nas grandes redes de supermercados. Eu gosto de comprar um que vem vivo num caqueiro. Outro dia comprei um pacotinho que vem de Israel, mas além de ser o mesmo preço tinha um gosto menos acentuado.

Gengibre (Ginger)
Fácil de achar, bem fácil.

Jaca (Jack Fruit)
Nos EUA dava pra achar jaca enlatada no mercado, mas aqui nunca encontrei.

Farinha (tem um nome tipo Geri ou Gari, algo assim)
Essa foi o John que me mostrou. Da pra comprar em lojas de produtos africanos, é bem grossa e não é muito bem torrada, mas da pra enrolar com um feijão.

Limão (Lime)
Fácil de achar mas bem mais caro que o limão amarelo daqui (lemon). O limão amarelo tem um gosto mais ácido e não da pra fazer caipirinha boa com ele.

Feijão (Beans)
O Borloti Beans é como se fosse nosso feijão carioquinha. Black beans não é muito difícil de achar também não. O mais fácil pra mim é o Red Kidney beans, que é um feijão vermelho maior, que também é usado pra fazer chili e normalmente eu compro em lata porque já é cozido. Daí coloco um bacon, linguiça polonesa e fica parecendo um feijão brasileiro.

Miojo (Noodles)
Sim... É bem fácil achar aqui. Eu não gosto, mas acredito que os pozinhos daqui tenham sabores diferentes dos que existem no Brasil. Eu compro sem sabor pra fazer yakissoba.

Linguiça (Sausage)
Aqui na Escócia tem vários tipos de linguiça, mas a maioria é tipo aquelas linguiças toscana de churrasco, porem com outros recheios. Gosto bastante de uma que tem uns pedaços de maçã dentro. Linguiça de feijoada tem que ser defumada tipo calabresa. O que achei mais perto disso foi a linguiça Kabanoshi polonesa. Não tem tanto gosto, mas visualmente parece uma calabresa.

Banana
Fiquei surpreso com a banana daqui. Ë muito boa e só acho de um tipo, aquela que chamamos de banana d'agua na Bahia. Porém a casca não é mole como normalmente estamos acostumados. É bem dura e fibrosa. As vezes preciso de uma faca para abrir a banana.

Arroz (Rice)
Fácil e com várias opções. Tem um arroz indiano que fica pronto rapidinho (esqueci o nome). Também tem parbolizado e daquele comprido. Tudo barato também.

Leite de Coco (Coconut Milk)
Uma particularidade é que o leite de coco é chinês e vem em latas. Tem versão normal e light.

Tomate (Tomato)
Barato e com muita variedade. peguei outro dia 27p numa caixinha de tomate cereja (uma coca cola de 500ml custa 85p pra vcs terem uma idéia). Além do cereja, que como como se fosse uva, tem um cereja um pouco maior e com galhinhos, o tomate de salada, o tomate jumbo, outro que parece caqui e bem mais caro...

Batata (Potato)
Mesma questão do tomate, barato e com muita variedade. Tem batata inglesa normal, batata toda suja, batata pequenina pra salada, batata que dentro é bem amarelo e esqueci o nome agora... Uma curiosidade é que a batata doce aqui é laranja dentro e tem gosto de abóbora. Tem um negócio chamado Suede, que acho que deve ser da família das batatas também, não é muito ruim.

Mandem comentários e outras dicas!

3 comentários:

Anônimo disse...

típico de gordo esse post... Mas se tem miojo eu sobreviveria na Escócia.

Anônimo disse...

adorei o post!!!utilidade pública para os estudantes estrangeiros de plantao. alias comida é um capítulo à parte nas viagens. eu digo sempre que pra conhecer um lugar tem q conhecer o mercado, os nomes pelas quais as comidas são conhecidas, enfim....é um universo maravilhoso pra se aventurar.
Olha fiz um comentario sobre o post do seu projeto de dissertaçào. Se vc quiser posso mandar algum material sobre os pregões por aqui.
Bjo meu querido,
Tia Marcia

Anônimo disse...

Yes indeed, in some moments I can say that I jibe consent to with you, but you may be considering other options.
to the article there is quiet a suspect as you did in the decrease publication of this request www.google.com/ie?as_q=bit defender antivirus (2008) 32b ?
I noticed the axiom you have in the offing not used. Or you partake of the pitch-dark methods of helping of the resource. I suffer with a week and do necheg